Como importar banco de dados MySQL grande
Para exportar ou importar banco de dados através do phpMyAdmin é muito simples, porém as vezes precisamos realizar a importação de banco de dados muito grandes, que fica inviável fazer essa tarefa através do navegador.
Nesses casos podemos utilizar a linha de comando do terminal Linux. Nesse cenário exporte o seu banco de dados normalmente, preferivelmente compactado com gzip e envie para o servidor, seja usando o SSH ou FTP ou outro meio que você achar mais rápido.
Uma vez que o arquivo esteja no servidor, vamos descompactá-lo com o utilitário gzip
através do comando.
gzip -d NOME-DA-DATABASE.sql.gz
Esse comando descompacta o arquivo NOME-DA-DATABASE.sql.gz para NOME-DA-DATABASE.sql excluindo o arquivo original. Para ver mais informações sobre o arquivo e saber se ele não está corrompido use o comando
stat NOME-DA-DATABASE.sql
Agora vamos criar a base de dados no mysql que receberá os dados. Entre no prompt do MySQL como root ou outro usuário com privilégios suficientes para criar novos bancos de dados.
mysql -u root -p
Este comando o levará ao prompt do shell do MySQL. Em seguida, crie um novo banco de dados com o seguinte comando. Neste exemplo, o novo banco de dados é denominado NOME-DA-BASE-DE-DADOS:
CREATE DATABASE NOME_DATABASE;
Caso a base de dados já exista, use o comando abaixo para selecioná-la:
USE NOME_DATABASE;
Em seguida, saia do shell do MySQL pressionando CTRL+D. Na linha de comando normal, você pode importar o arquivo de despejo com o seguinte comando:
mysql -u root -p NOME_DATABASE < NOME-DA-DATABASE.sql